Bases

Ultimas formações
2014 - 2015     Pós-Doutor(a), University of Michigan
1998 - 1999     Pós-Doutor(a), Texas A&M University
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Possuo graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Entre 1998 e 1999 fiz meu pós-doutoramento (Visiting Scholar) na Texas A&M University (EUA). Em 2003 fui aprovado no concurso para Livre-docente da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. A partir de 1990 tornei-me professor na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, tendo sido Chefe do Departamento de Projeto Mecânico (2007-2009), vice-chefe do mesmo Departamento (2005-2007), Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, biênio 2009-2011, e Chefe do Departamento de Projeto Mecânico (2012-2014). Desde 2014 sou Professor Titular da FEM-Unicamp. Entre 2014 e 2015 fiz pós-doutoramento (Visiting Scholar) no Department of Aerospace Engineering da University of Michigan. Com recursos externos (FINEP, Petrobrás) fui um dos responsáveis pela criação e implantação do Laboratório de Acustoelástica da Faculdade de Engenharia Agricola da Unicamp. Com patrocínio da mesma instituição, fui um dos responsáveis pela criação do Laboratório de Interação Veículo-Via da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. É o coordenador do Laboratório Ferroviário DSI-FEM-UNICAMP. Entre as empresas com as quais tenho desenvolvido projetos tecnológicos estão: VALE, PETROBRÁS, FAIVELEY, Thyssenkrup Metalúrgica Campo Limpo, FRAS-LE, Union Park Limited (Hong Kong), Duroline, Termolite, MOLDMIX, MARCHESAN, além de outras. Desenvolvi projetos com a Força Aérea Americana, FAPESP, CNPq, FUNDEP, FINEP e BNDES. Tenho experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de máquinas, simulação dinâmica, acustoelasticidade, captura de energia por vibrações, avaliação não destrutiva de tensões, desempenho de materiais de atrito, sistemas de freio, frenagem regenerativa e análise de tensões por elementos finitos.
Idiomas
Inglês Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Espanhol Compreende Bem , Fala Razoavelmente , Lê Bem , Escreve Razoavelmente
Francês Compreende Pouco , Fala Pouco , Lê Razoavelmente , Escreve Pouco
Estatísticas Scholar
Apoio FAPESP em números

6 3 1 10 10
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